A importância de um software de gestão para tomada de decisão

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. São inúmeros fatores que devem ser controlados e monitorados continuamente para que tudo saia como o planejado ou, pelo menos, o mais próximo possível do que foi idealizado na fase de planejamento.

Porém, manter os dados e informações atualizados se torna um grande desafio quando a empresa não utiliza as ferramentas devidas para um processo de decisão efetivo.

Além disso, a rotina de uma empresa é muito corrida, então o deadline para tomar uma decisão é muito curto e a solução precisa ser rápida e urgente. Nesse cenário, o tempo precisa ser otimizado ao máximo.

Com a adoção de um software de gestão para tomada de decisão é possível ter acesso a relatórios e informações gerenciais em tempo hábil.

Confira no nosso conteúdo a importância de adotar a tecnologia aos processos e assim garantir a saúde financeira da empresa. Prepare-se!

 

Importância de um software de gestão para a tomada de decisão

Ainda que o gestor tenha sua própria metodologia para controlar as informações e dados do negócio, é importante que processos sejam automatizados e que o acesso seja facilitado. Dessa forma, fazer uso de ferramentas que quantifiquem os dados e informações é essencial para manter a saúde do negócio.

Um software de gestão é um sistema que integra e mantém os dados da empresa centralizados e atualizados continuamente. Isso possibilita que cálculos e relatórios sejam realizados em tempo real e, a tomada de decisão, em tempo hábil.

Com a utilização desses sistemas é possível manter a integração das informações entre os diversos setores da empresa, gerando processos operacionais definidos e padronizados.

Com todos esses benefícios é possível manter a qualidade dos processos e a pontualidade de análise das informações dentro da malha empresarial. Entre alguns se destacam:

Informações precisas

Quando o controle é feito de forma manual ou utilizando recursos pouco confiáveis, como planilhas e papéis, o risco de perdas e falhas é muito maior.

Um software de gestão para a tomada de decisão confere maior segurança aos dados e informações, uma vez que o próprio sistema funciona como um “servidor”, com a diferença que o armazenamento é em nuvem, ou seja, no meio digital.

Integração das informações dos diversos setores

Muito além de fornecer informações precisas e corretas sobre o andamento do negócio, a adoção de um software de gestão para a tomada de decisão permite a integração dos dados das diversas áreas da empresa, sem a necessidade de repetir tarefas e alimentar sistemas individualmente.

A integração das informações reduz (ou elimina) retrabalhos e erros provenientes de processos manuais, possibilitando que os funcionários dediquem a maior parte do tempo às tarefas que realmente são estratégicas e de maior importância.

Tomada de decisão rápida

Por meio dos dados vinculados ao sistema e centralizados, o gestor passa a ter um “arsenal” de informações seguras e confiáveis para utilizar no processo de tomada de decisão.

Além disso, com a facilidade de acesso às informações é possível decidir sobre novos investimentos, expansão da empresa, atuação em novos nichos e aplicação de recursos para o aumento da capacidade produtiva.

Segurança no armazenamento de dados

A grande vantagem de utilizar um software de gestão para a empresa é que todos os dados estarão consolidados em um único lugar.

Cadastro de fornecedores e clientes, fluxo de caixa, contabilidade, controle de estoque, registro de funcionários — enfim, tudo está unificado na base de dados do software.

Se antes existia o medo de perder todas as informações da empresa em quedas de energia elétrica ou eventuais acidentes e eventos indesejados, com a adoção de um software aos processos é possível efetuar backups regulares de modo que a empresa não perca dados importantes para a sua gestão.

Redução dos custos

A redução de custos é um fator significativo na adoção de um software de gestão. O grande erro de muitos gestores é considerar como gasto o investimento em um sistema — no entanto, ao implementá-lo, o gestor vai notar uma considerável redução nos custos de outras áreas.

Impactos de um software de gestão em uma empresa

Imagine o tempo necessário que um funcionário gasta para digitar cada informação de uma nota fiscal, atualizar cadastros de clientes, enviar guias de pagamento, manter os prazos em dia — não é uma tarefa simples!

Com um software de gestão para a empresa dados e informações passam a ser concentrados em um lugar.

Os documentos ficam organizados, atualizados e disponíveis na nuvem, o que possibilita que a equipe saiba exatamente por quais tarefas são responsáveis, podendo acompanhar seu desempenho e produtividade.

A implementação de um software ajuda a ter uma visão mais clara dos negócios, bem como um panorama completo do que está acontecendo — orçamento, prazos, cronogramas de execução —, o que viabiliza o processo de tomada de decisão com mais confiança a partir de uma visão macro.

A adoção de um software de gestão para a empresa viabiliza:

  • análise e alcance das informações gerenciais;
  • automatização dos processos;
  • melhoria no processo de tomada de decisão;
  • simplificação da gestão;
  • redução dos custos;
  • segurança das informações;
  • controle dos prazos;
  • conformidade com a legislação em vigor etc.

Quando o controle é feito manualmente ou mesmo utilizando vários sistemas que descentralizam as informações e individualizam os resultados, é comum que problemas acabem surgindo nada — mas que muito provavelmente já vêm acontecendo por um período, que não foi identificado com antecedência.

Quando o gestor utiliza um software de gestão para a empresa é possível visualizar os problemas e propor soluções antes que venham a ocorrer ou traçar uma estratégia que possa mitigar a ocorrência.

Em outras palavras, a implementação de um software serve de base para a tomada de decisão ágil e consciente, otimizando ao máximo o tempo e os recursos disponíveis.

Software de gestão e a transparência na execução dos projetos

Informações disponibilizadas em tempo real é o grande diferencial da adoção de um software de gestão para a empresa — isso porque para cada condição de tomada de decisão é necessário um conjunto de informações que possam servir de base para a decisão.

Um software surge como um subsídio no fornecimento de informações acerca das pessoas, dos processos e dos suprimentos envolvidos na tomada de decisão.

Antes da implementação de um sistema de gestão, a empresa precisa fazer um levantamento das suas necessidades, de quais módulos são realmente importantes para o negócio e deve considerar, primordialmente, se a organização está preparada para as mudanças nos processos com a inclusão de um sistema, pois a empresa deve se adequar ao pacote e não o contrário.

A utilização de software de gestão para tomada de decisão tem se tornado o elo entre o aproveitamento máximo dos recursos e o alcance de melhores e maiores resultados.

 

Rogério Campos – http://www.consultoresdegestao.com.br/

Você deve ser registrado em para postar um comentário.