NIHANS CALCULATOR

Nihans Calculator é um software/aplicativo que faz automaticamente a estratificação de um conjunto de valores em dois ou mais clusters pelo índice Nihans. O agrupamento adequado de dados que se apresentam de forma desigual é um desafio de decisão que frequentemente se apresenta aos gestores especialmente aos gestores da qualidade e os gestores de micro e pequenas empresas buscam ferramentas simples e dentre estas se destacam o índice Nihans e a classificação ABC.

Na literatura de difusão do método se defende que o índice  Nihans tem uma APLICABILIDADE maior do que a classificação ABC porquanto aceita valores negativos e fornece o corte para os “piores” valores. Além disso o índice Nihans gera uma estratificação de qualidade ligeiramente superior quando comparada com a estratificação pelo método ABC tendo como parâmetro a estratificação pelo método K-means.

A INOVAÇÃO e COMPLEXIDADE do artefato pode ser aferida da sua concepção, pois a nota de corte do índice de Nihans está associada ao cálculo da média harmônica que está na origem do nome que é acrônimo de Number Inverse Harmonic Aggregative NonSingular. Outras características do índice de Nihans referem-se ao fato de ele, além de fazer uso de Inverse Harmonic ser Aggregative e NonSingular. Um agregativo de classes é um conjunto de valores formado por uma classe de ordem n  e todas  as classes obtidas de tal forma que os conjuntos das classes dela derivados constitui um agregado. A característica nonsingular é um qualificativo da ênupla aleatória cujas componentes são linearmente independentes.

A estratificação consiste em reunir valores por semelhança extraídos de uma determinada amostra. Em outras palavras, a estratificação envolve a identificação de uma ou mais medidas relevantes e o uso dessas medidas para classificar em grupos homogêneos. Os softwares estatísticos apresentam, de forma geral, um ou mais métodos para estratificar valores e tais métodos são utilizados por investigadores e gestores em seus trabalhos.

 

Deseja mais informações

Necessita de mais alguma informação sobre o produto, nossos desenvolvedores estão a sua disposição para atende-lo o mais breve possível.

TOPO
× SAC