Maioria aposta em educação e emprego para combater violência

Até mesmo entre eleitores de Bolsonaro, que se elegeu com um discurso de endurecimento do aparato policial, investimentos em áreas sociais são prioridade

Por Redação EXAME

São Paulo — Investimento em emprego e educação é a saída que 57% dos brasileiros apostam para combater a violência no país, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (30).

Dentre os entrevistados, a área social é mais relevante do que a área da segurança em si, que abrange treinamento e compra de equipamento de policiais, e foi citada como prioridade por 41%. Outros 2% responderam que não sabem.

Até mesmo entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, eleito com um discurso de endurecimento do aparato policial, as áreas de educação e emprego são prioridade: 51% citam investimentos sociais contra 47% de segurança.

A pesquisa foi realizada com 2.948 pessoas de 16 anos ou mais em 176 municípios entre 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Segundo dados mais recentes do Monitor da Violência, entre janeiro e setembro, o Brasil teve 30.864 mortes violentas. Apesar de ser uma queda de 22% em relação ao mesmo período de 2018, quando houve 39.527 mortes, o número representa uma morte a cada 13 minutos, em média.